quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Inglaterra - visitando Oxford!

Oi, gente!

Bom, o oi desse post vem da Inglaterra! Estou super feliz, porque simplesmente amo esse país. Vim aqui também com a mamis, e estou aproveitando um monte pra matar a saudade dela e dos lugares que foram palco do meu último intercâmbio (pra quem não sabe, ano passado fiz um intercâmbio pequenininho em Oxford!). 

Bom, vou contar pra vocês a partir da minha chegada aqui, já que no aeroporto na Itália foi um drama só (nunca voem com a Brussels Airlines), quase perdi a passagem, tive que pagar de novo por algo que já tinha pagado, me estressei com gente grossa e simplesmente não vale a pena contar isso aqui haha. 

Bom, depois de um dia hiper estressante, cheguei em Londres a 1 da manhã haha. Quando cheguei, me toquei de um pequeno detalhe: não tinha trocado o dinheiro! Percebi a burrice gigante logo no começo, quando fui pegar o metrô e descobri que o meu cartão só funciona pra euros. Fui numa casa de cambio tentar trocar, o moço que tava lá já tinha fechado a loja e ainda assim me ajudou - Inglaterra, sua linda parte 1! Hahah estava com saudades de gente prestativa assim! Mesmo com a ajuda do moço, não consegui pegar o metrô - ele tinha me dado 3 libras, que é o suficiente pra dois tickets, normalmente, mas como aero era longe, custava 5,70 lá.

Falei com um policial que também era super prestativo e ele me falou pra ir pra outro terminal do aeroporto, o 3, e lá pegar um trem que era de graça e levava pro terminal 5 (fica a dica pra quem quer ta indo pra Londres por Heathrow), onde eu poderia pegar o metrô normal. Lá no 5, a minha mamis estava me esperando, com uma cara de super morta, tadinha. Descobri que ela tava lá fazia duas horas, sem comer, esperando. Mães <3 

Depois que nos encontramos, ela me deu o cartão do metrô que, claro, ela já tinha comprado (mães <3 2 haha) e fomos em direção a Queen Mary University, onde estamos hospedadas - ela está fazendo as pesquisas do pós-doc dela aqui, então pudemos ficar no alojamento deles. A minha felicidade já começou com o "mind the gap" do metrô, né haha estava com tanta saudade desse país maravilhoso!

No dia seguinte, depois de descansarmos um pouco, fomos tomar café na universidade. Gente, o que é esse café da manhã? Eles servem: salsicha, salsicha vegetariana, ovo frito, ovos mexidos, tomate, bacon, iogurte, torradas, croissant, café, chá, suco tang, e fica essa combinação maravilhosa haha. Eu não tentei comer ainda (nem ano passado) porque né, mas prometi pra mim mesma que até o final dessa viagem vou provar e ai conto pra vocês.

Depois, fomos encontrar a Tia Claudia, a Rafa e o João (já falei deles aqui - eles foram as nossas cias de viagem mais amadas em Portugal) na Victoria Station (imaginem se não fiquei lembrando das viagens no intercâmbio né haha foi um dia super nostálgico) e, depois de conseguirmos a proeza de nos desencontrarmos por DUAS HORAS, pegamos o trem pra Oxford.




Gente, até o caminho foi nostalgia pura haha. Eu ficava o tempo todo lembrando das vezes que fui pra lá com os meus amigos. Chegando lá, vi o caminho que eu fazia toda vez que ia pra Londres, a parada da minha casa, o centro.. Enfim né haha. Estava chovendo, e nós com roupas super de verão, então paramos numa loja de lembrancinha, assim que chegamos, pra comprar moletons da cidade. Acontece que eu e a minha mãe não podemos entrar nessas lojas - simplesmente queremos comprar tudo - e no final fizemos bem isso, compramos milhares de lembrancinhas e nada de moletom ahhah. 









Depois, fomos almoçar no Fernando's. Esse restaurante é basicamente o lugar onde eu comia quase todos os dias no intercâmbio. É brasileiro, o dono é o Fernando (dã), que é de Floripa, e foi muito bom ir lá, ver os mesmos rostos das pessoas que trabalhavam lá, papear com eles, descobrir o que tinha de  novo, enfim haha. A comida estava super boa, como sempre, e depois de ficar lá um tempo, resolvemos pegar um daqueles ônibus de turismo - como tinhamos perdido muito tempo de manhã, não ia dar pra ver tudo a pé.


Eu e o Fernando!
Eu e a Rafa na frente do restaurante




Passamos pelos principais pontos turísticos de Oxford (vou por as fotos aqui em baixo, mais fácil que tentar explicar todos eles), as principais faculdades, enfim, e depois paramos no Oxford Castle, que eu já tinha ido mas valeu a visita de novo. 































Radcliffe Square! Quem for pra Oxd tem que entrar e ver - é onde os estudantes se formam e é demais!






O castelo basicamente já foi a residência oficial do Rei da Inglaterra (quando o país se dividiu em dois por causa da Guerra Civil e Oxford foi capital por uns tempos), mas a parte mais legal da história toda é de quando foi uma prisão. Eles contam em cada cômodo como funcionou a construção em cada época da história. Ah, uma parte até foi um pouco triste porque eles explicaram que a prisão foi fechada nos anos 70, porque tinham de duas a 4 pessoas numa cela para apenas uma, e isso era uma clara afronta aos direitos humanos. Sem comentários, né? Lembrei na hora das prisões brasileiras, que não cumprem de forma alguma a intenção de "reeducar e inserir de volta na sociedade os presos" e põem 60 pessoas em celas pra 5. 




A vista de uma das torres do castelo
Depois de ver o castelo, fomos passear pela cidade! Vimos a rua da minha casa (<3), as construções lindas, um dos prédios da faculdade... Ah, no caminho ainda fomos no mercado municipal, que é a coisa mais fofa, compramos Ben's Cookies, e fomos na Jack Willies comprar o presente de aniversário do meu primo!











Meu primeiro Pub em Oxd!





Na Jack Wills
Jack Wills 2
Jack WIlls 3
Quando já estava anoitecendo, ainda paramos em uma livraria (livros ótimos por 2 pounds) e seguimos até a rodoviária pra pegar o ônibus pra Londres!

Ah, gente, não sei se eu consigo por em palavras exatamente como foi bom pra mim ter visto a minha cidade na Inglaterra! Cada cantinho tem uma memória, um passeio com os meus amigos, um filme que vimos juntos, um lugar turístico que fomos, os pubs que eu ia todo dia... Foi demais! Eu amo Oxford de paixão e recomendo muito pra quem quer vir pra Inglaterra passar um tempo e não quer morar numa cidade grande que nem Londres, como era meu caso (:

Ah, e uma listinha de coisas que me surpreenderam sobre a Inglaterra:

1- O café da manhã haha
2- O número de italianos imigrantes aqui. Eu não tinha reparado nisso antes, mas acho que agora que aprendi a identificar de longe os italianos, estou encontrando muito mais deles do que brasileiros (alias, acho que encontrei dois brasileiros e eles eram turistas, não imigrantes)
3- O número de indianos que vivem aqui desde que nasceram porque os pais ou avós vieram pra cá alguns anos atrás
4 - O povo simpático, organizado, prestativo... Eu sabia que era assim, mas tinha esquecido o quanto eles são fofos!

Bom, daqui uns dias posto mais desse país lindo! Beijo, gente!