domingo, 27 de abril de 2014

A minha experiência nos EUA

Oi, gente!

O post de hoje é pras pessoas que me pediram dicas de intercâmbio de menos tempo. Eu já fiz um post – na verdade, meu amigo Douglas fez – falando de uma experiência de intercâmbio de 6 semanas, e agora vou falar do “intercâmbio” que eu fiz pros EUA em 2010. Está entre aspas porque eu realmente não sei se conta como intercâmbio, já que fui com um grupo de brasileiros, mas se alguém se interessar, aqui estão as informações necessárias!

Bom, eu fui passar um mês na cidade de Daytona Beach, na Florida, em Julho de 2010. O programa que eu fui é da escola de inglês Phill Young’s English School, de Curitiba e Joinville, mas eu fui por intermédio da New York School, em Cascavel (aliás, não sei se a NYS ainda faz esse programa especificamente, mas acho que eles têm uma parceria com a EF agora – vale a pena ir atrás pra saber mais detalhes!). O post não vai ter tantos detalhes quanto eu gostaria porque, quase quatro anos depois, não tem como lembrar tudo, e deixei o diário de viagem no Brasil, mas tentarei fazer ele o mais completo possível.



A ideia da viagem era fazer um curso de inglês, com professores da Phill, além de morar no campus de uma universidade de Daytona – a Embry Riddle Aeronautical University – o que permitiria contato direto com a cultura local. Eu saí de Cascavel com a Beta, minha vizinha e amiga de infância, a Rosangela, que era professora da NYS e o João, que estudava comigo, então foi bem tranquilo nessa questão de ter companhia haha.

Embry-Riddle Aeronautical University

O meu voo atrasou nove horas, perdi a conexão, a Gol fez um rolo danado (o-d-e-i-o a GOL. Muito descaso com os clientes!), não queriam pagar hotel pra gente, tivemos que pedir pra American Airlines, enfim. No final, tudo deu certo, conseguimos hotel (mas não o transporte até o hotel, nem as bebidas do jantar, etc) e aguardamos o voo do outro dia. A Rosangela meio que comandou tudo (tadinha, tava ela e três adolescentes de 16 anos) e, no dia seguinte, partimos pros EUA.



Chegando lá, os dois coordenadores da viagem foram nos buscar no aeroporto. No caminho pra universidade, passamos no Wallmart pra jantar e comprar as coisas básicas, tipo comida, que iríamos precisar no nosso mês por lá. Lógico que saímos de lá com mais coisas inúteis do que comida (eu comprei um rímel rosa, só deus sabe pra que – até hoje não me conformo com o desperdício de dinheiro, nunca usei aquele negócio). Chegamos no dia 4 de julho, então tinham vááários fogos de artifício pela cidade – foi lindo e, na minha cabeça de 16 anos, uma “recepção” pra nós! Hahaha não poderia estar mais feliz de estar por lá.

Depois das compras, fomos conhecer os nossos quartos e descansar. Quando chegamos, tinha um bilhetinho super fofo das nossas colegas de quarto, a Vick e a Ge, pra recepcionar a gente. O “apartamento” era assim: uma cozinha e um banheiro, e dois quartos: um pra mim e pra Beta e o outro pras meninas. Aqui, as fotos do campus da universidade e do prédio em que ficamos, o Apollo Hall. Era bem legal lá, porque tinha uma área comum pra todo mundo, então a gente podia ficar lá de bobeira a noite.





Sinto que levarei bronca de alguns por essa foto hahahahah 

Porque o primeiro laundry day da vida a gente nunca esquece

Memorial de guerra, dos alunos da escola que foram mortos em algumas das poucas guerras dos EUA

A Beta, a Ro e eu no campus - relevem a breguice, ta? Era 2010 haha


Na entrada da Universidade, o aeroporto que era usado pelos alunos

A piscina e, atrás a academia

Já no primeiro dia, pudemos conhecer todo mundo que ia estudar com a gente. A Vick foi uma fofa e fez questão de apresentar os amigos dela pra nós, então se enturmar foi bem fácil. Tomamos café da manhã com eles, antes da aula, na Cafeteria da universidade. Funcionava assim: antes de viajar, nós tínhamos deixado pagos já uma quantia (20 dolares diários, se não me engano) pra gastar com comida na faculdade. Ai era só ir na Cafeteria, no Starbucks ou no outro restaurante que eu não lembro o nome e pagar com o cartão! Isso era ótimo porque todos os dias a gente saia bastante, então acabava que o dinheiro todo ficava só pro café da manhã mesmo – isso permitia que a gente fosse no Starbucks e comprasse caneca, copo, coisinhas de lá, gastasse todo o dinheiro com Kit Kats e afins.

A Cafeteria da ERAU. Atrás, são os brazões das sociedades secretas das faculdades (eu acho ahha)

A Beta  vai me matar, mas eu acho essa muito engraçada ahhaha os almoços super saudaveis das duas

No último dia

Uma outra parte da Cafeteria

Eu e a Ro no Starbucks da ERAU
Bom, no primeiro dia oficial fui apresentada à minha turma. A minha professora foi a Camila, que é de longe uma das melhores professoras de inglês que eu já tive – além do que, ela fazia Ioga e, várias vezes, passava uns exercícios relaxantes, de concentração e afins antes das aulas.  As salas de aula foram divididas de acordo com o nível de inglês de cada um, e eu fiquei no Advanced A (o penúltimo nível), junto com a Rosangela e o João.

Eu, a Ro e a teacher Camila




Em um dos intervalos, com os alunos das outras turmas

Com as meninas, também em um dos intervalos

A Ju, a Amanda e a Vick, no meu primeiro dia


As aulas eram assim: dois dias na semana o dia todo e, no resto, só pela manhã. Além das aulas, nós fazíamos vários passeios durante as semanas, em lugares da cidade mesmo. Nos EUA, a praia da minha cidade é super famosa, então tem várias opções turísticas, sem contar que a Florida sempre recebe milhões de turistas por causa de Orlando, então eles tem muitas opções mesmo por lá. 








O programa nos (raros) dias que não tinha passeio programado depois da aula, era ficar na faculdade, geralmente na piscina, e passear pelos arredores. Íamos ao shopping (saudades, Volusia Mall ahha), aos restaurantes vizinhos, até o WallMart virava passeio hahahah. Eu e a Beta gostávamos de sair andando pelo campus da faculdade, que é bem grande, e assim acabamos conhecendo algumas pessoas que estudavam lá, inclusive um brasileiro e um argentino bem legais, que depois viraram “da turma”.





O Shopping pertinho da ERAU



Em um dos dias de compras haha


Nos finais de semana, íamos pras outras cidades. Conheci alguns parques de Orlando, fui ao Cirque Du Soleil em Downtown Disney (o espetáculo La Nouba é lindo!), num Outlet, ao Florida Mall (não tem jeito gente, viagem aos EUA geralmente envolve compras), à NASA, vi um jogo de Baseball (os Daytona Cubs eram muito, muito, muito ruins), fui à loja da Harley Davidson, à uma loja das forças armadas, enfim, conheci milhares de coisas legais e, o mais importante, fiz amigos que são pra vida toda – sem exageros, o Thales, a Vick e a Amanda, entre outros que conheci por lá, são meus diários pessoais até hoje haha.

Bom gente, agora (mais) algumas fotos dos passeios, pra vocês terem uma ideia de como foi! Primeiro, Downtown Disney e o Cirque du Soleil:










A loja da Harley-Davidson








O Magic Kingdom:















No Kennedy Space Center:
















O Island Of Adventures (e Hogwarts):












The Wizarding World of Harry Potter (desculpa, gente, não resisti hahaha):





















Já no final da viagem, tivemos um jantar de despedida muito legal!

Best Student uhuuuul hahaah






A experiência no final valeu super a pena, teve tudo que uma viagem emocionante tem que ter, e eu voltei de lá com a sementinha de “quero-conhecer-o-mundo” plantada em mim haha. Recomendo muito uma viagem dessas pra quem não tem muito tempo pra fazer intercâmbio, ou até tem tempo mas não tem coragem de fazer uma coisa sozinhx, sem apoio de ninguém do Brasil...

Aqui os links, das viagens da escola Phill Young's e da NYS!

Qualquer dúvida, falem comigo (:


Um beijo, gente!

Só um PS: absolutamente nenhuma das fotos foi tirada por mim, todas roubadas de outras pessoas hahaha não darei os devidos créditos porque não sei mais quem tirou qual!

Nenhum comentário:

Postar um comentário