Bom gente, já faz quase três semanas que eu voltei de Paris, as aulas começaram e já deu pra estabelecer mais ou menos uma rotina por aqui. Eu já estou absolutamente desesperada com uma matéria, o caderno de rascunho que eu comprei pras matérias já acabou (!!!!!!!!!!), mas várias coisas legais aconteceram nesse meio tempo, e vou contar tudo pra vocês.
Domingo, 23/02:
No meu ultimo dia em Paris, acordei cedo porque estava com muito medo de perder o avião haha. Passei em um café e peguei um muffin e um café gigante, pra acordar haha. Ia de metro até a estação, mas fiquei com medo de chegar muito atrasada e peguei um taxi. Quis simplesmente matar o taxista que, depois que eu falei que estava com pressa (em inglês), começou a fazer um city tour, tipo "olha que lindo o louvre! A Torre Eiffel! Aqui é o não-sei-o-que!". Comecei a discutir com ele que não queria ver os pontos turísticos, queria chegar até a estação. Ele foi super grosso, mas mudou o caminho pra lá, e no final tive que pagar tudo porque ainda não sei francês pra discutir direitinho com gente assim haha. Mas serio, que nojo de pessoas assim.
Tchau, Paris! Até a próxima. |
Enfim, cheguei na estação e peguei um ônibus que levava até o aeroporto. Quando cheguei no aeroporto com as 2 horas necessárias de antecedência (acho que é a primeira vez na vida que faço isso), descobri que toda a pressa foi super desnecessária, que teria que esperar fazerem o check in de milhões de voos pra depois fazer o meu.
Depois de uma hora sem fazer nada (não podia gastar a bateria do celular, já que não tem tomada nos aeroportos hahaha), finalmente pude ir pra sala de embarque. Graças que lá tinha um café, porque o avião atrasou horrores (nunca, nunca, voem com a ryanair. Peguem um trem, é o mesmo preço, com mais conforto e no final vc gasta o mesmo tempo porque toda a espera no aeroporto da umas 4 horas).
O voo foi tranquilo, apesar de que eu nunca vi tanta comissária de bordo tentando vender coisa - comida, bebida, perfume, produtos duty free, até a passagem do ônibus elas tiveram que vender, coitadas. Super me lembrou os voos da gol (mas numa versão piorada). Quando cheguei, peguei o primeiro ônibus pra estação central, porque tinha muita coisa pra organizar quando voltasse pra Pavia.
Juro que eu tinha toda a intenção do mundo de pegar o primeiro trem, mas no caminho até onde compra as passagens tinha uma loja da mango na promoção hahahaha... Quando terminei as compras, fui ao mc comer e só então peguei o trem pra Pavia.
No trem, conheci dois caras que eram da Finlândia e estavam indo pra Itália pra velejar. Primeiro eu não entendi o que diachos eles iam fazer, tava super tipo "vocês não podem vir no verão velejar aqui?", ai entendi que na verdade eles iam velejar ATÉ A FINLÂNDIA. Gente, devem ser uns 3 meses trancados num barco, tipo 4 melhores amigos, fiquei com muita pena deles hahah. Eles falaram que um era da marinha, o outro adorava barcos e fazia isso sempre por esporte, mas ainda assim fiquei imaginando o desconforto que vai ser isso, sem contar o frio básico que vão sentir.
Enfim, cheguei em Pavia em uns 20 minutos, e no caminho pra minha casa, cheia de sacolas, encontrei o Paolo (vizinho mais querido até agora). Conversamos um pouco e depois eu fui pra casa. Eu estava tão empolgada que estava de volta que comecei a organizar tudo o que precisaria no dia seguinte e quando vi já eram 4 da manhã haha. Fui dormir bem feliz!
Segunda:
Acordei cedíssimo, porque tinha aula e queria ir a pé pra faculdade. A primeira aula era direito da união europeia, e eu estava realmente muito empolgada. A professora era muito boa, a aula no geral foi bem interessante, mas gente, tem um povo TÃO mal educado na minha sala! Quando deu 1 hora de aula mais ou menos o povo simplesmente começou a conversar enquanto a prof falava. Depois de uns 30 minutos, eles aumentaram o tom da voz e começaram a falar coisas tipo "chega, já deu 1:30 de aula, da pra liberar já!". Meu deus, achei muita falta de noção, ainda mais se for considerar que a prof não faz chamada, então se quiser ir embora é só sair.
Além disso, tem um grupo de meninas que toda vez que eu chego na aula avaliam a minha roupa. O pior é que elas nem percebem, tão conversando e de repente olham a roupa (não só minha, de todo mundo, pelo que eu percebi) e voltam a conversar como se nada tivesse acontecido. Tirando o fato da futilidade óbvia delas, isso até me divertiu um pouco hahaha deu quase pra me sentir em casa (alunos maristinhas entenderão).
Ah, outra coisa interessante: a minha sala de direito da ue é tipo um auditório, não tem mesinha pra anotar nem nada. Inclusive, várias vezes tem teatro por lá! O único problema é a letra, que fica horrorosa.
Enfim, saindo da aula de direito da UE, eu fui ao mercado porque bateu uma necessidade gigante de fazer faxina ahahaha. Quem me conhece sabe que eu NUNCA tive essa vontade na vida, inclusive sou péssima limpando qualquer coisa, mas né, acho que tava com uma leve alteração na sanidade mental depois de Paris. Fui ao mercado, comprei uns produtos de limpeza melhores que os que eu tinha (na verdade que eu supunha que fossem melhores só porque tinham cheiro de lavanda, porque simplesmente não entendo de produtos de limpeza), e aproveitei pra fazer as compras do mês já e resolvi entrar num modo de vida super saudável (não durou dois dias essa convicção), não comprei nada de gorduroso, só iogurtes, queijos, chás, leite e frutas (que é exatamente meu cardápio normal, só que rotineiramente eu como muito pão/massa combinado com essas coisas haha).
Voltei pra casa, fiz a faxina e depois fui fazer umas coisas pra aiesec super animada também haha. Terminei tudo e voltei pra aula, que agora seria de direito islâmico. Fui a pé, e gente, como caminhar me faz bem. Sem comparação com o ônibus - que aqui também é cheio -, e como aqui ta um frio maravilhoso (não ta tão frio, da pra sair de sueter quando tem sol, e usar só um casacão quando não tem, tipo o inverno de cascavel).
Estátua Minerva - pelo que eu entendi, é a guardiã da cidade |
Cheguei na faculdade e gente, como eu fico abobada com a beleza de lá! É tudo lindo, antigo, com história. Cheguei na sala e a professora chegou adiantada, e ela muito me lembra a McGonagall do Harry Potter, mas não no lado bom dela (porque eu amo ela), mas na primeira impressão que o Harry teve, que ela era super severa. E de fato ela é, respondeu umas pessoas de um jeito super tipo "não é óbvia a resposta da sua pergunta?" e já tenho medo dela hahahaa. A aula dela foi interessante porque o conteúdo é interessante, mas fiquei meio entediada porque ela ensina que nem a maioria dos professores da UEM: chega la e fica falando no mesmo tom de voz a aula inteira, sem fazer uma anotação no quadro ou usar slide, vídeo ou qualquer coisa que prenda a atenção.
Enfim, da pra ver que ela é super inteligente, então me forcei a prestar atenção, o que deu certo nessa aula, mas depois disso não rolou muito não haha. Meu caderno de rascunhos está saindo assim, normalmente: 10 páginas de uma aula de direito da UE, 1 e meia com anotações de islâmico, sendo que essas páginas estão todas decoradas com as mais variadas formas geométricas, riscos, desenhos, letras de música e afins, e umas 7 páginas pra comercial internacional, que é o karma da minha vida no momento.
Ah, esqueci de falar: a minha sala de islâmico, inclusive as mesas, tem muito jeito de capela. Tem até um Jesus na Cruz exatamente no meio da parede que todos olham a aula toda. Eu não me incomodo, porque cresci com fotos de Maria/Champagnat atrás do quadro no colégio, mas fiquei pensando no pessoal que é evangélico ou islâmico (que tem bastante aqui). Sem contar que o estado aqui é laico também (só na teoria, também, apesar de ser mais avançado no quesito separação estado/igreja que o Brasil) e a faculdade é mais ou menos pública aqui (mais ou menos porque tem que pagar duas taxas beeeeem absurdas, em torno de 5 mil, pra se formar, mas pelo que me falaram isso é o mais público que uma faculdade é aqui).
Vai dizer que não é uma capela reformadinha? |
Enfim, fiquei na aula e voltei pra casa bem esgotada.
Terça, 25/02:
Eu acordei cedo e fui pra aula de direito da UE. Cheguei atrasada mas a prof também, então tudo certo haha. A aula foi boa de novo, achei engraçado de novo as meninas me avaliando (discrição mandou um beijo, gente!), e sai de lá e fui correndo almoçar porque tinha aula de novo as 14. Eu to adorando que meus almoços aqui são bem péssimos, mas são seguidos sempre de sorvete haha. O sorvete daqui vai me levar à falência e à uns 100kg, mas não to me importando não, são maravilhosos demais pra ligar pra isso.
Registro do meu primeiro sorvete, aka primeiro amor italiano, faz umas 3 semanas ahha. |
A tarde, tive a minha primeira aula de direito comercial internacional. Me perdi na hora de entrar na sala, porque todos os dias é na sala II, menos terça, que é na V. Eu, óbvio, não vi que era na outra sala, e fiquei que bem barata tonta procurando a sala II, que depois descobri que não existia - tinham mudado o número pra 2 e sim, é diferente aqui haha. As salas 1 e I são diferentes, assim como a II e 2 deveriam ser. Quando descobri isso, entrei na sala 2 super envergonhada por que tinha me perdido no processo de achar a sala, mas a professora que estava lá não era a minha haha. Sai de lá como se nada tivesse acontecido e fui importunar a moça do escritório de direito, que me levou até a sala, coitada hahaha.
Cheguei 20 minutos atrasada, mas deu pra acompanhar a aula, porque a prof, que é a mesma de direito da UE, é muito boa mesmo (essa sensação de acompanhar a aula já mudou, ta? Hahahah to boiando em todas as aulas desse saco de matéria agora). A prof liberou a sala mais cedo (juro que amo essa prof) e eu fui comer antes de ir pra próxima aula, de islâmico de novo. Acho a matéria de islâmico cada dia mais interessante e a aula em si cada dia mais chata. Ah, e super admiro uma menina da minha sala, que ta comigo nas duas matérias da tarde e simplesmente não pisca na aula e anota tudo sem se distrair um minuto. Gente, como eu queria ser assim hahahah. Se a coisa é um pouco chatinha eu já desligo total e entro no maravilhoso mundo de Gabi.
Sai da aula e fui encontrar a Laetitia, que me chamou pra ir comer junto com ela e outras duas meninas que eu não conhecia. Eu fui com elas até um pub que era muito legal, todo decorado com quadros e capas de discos antigos, lindo lindo. Sem contar as músicas boas que me lembram muito o meu papis (todas as músicas que ouço todos os anos nas viagens pra praia hahahah). Eu gostei muito que a Laeti me convidou (aliás, gosto muito dela, ela é muito querida), porque as meninas são amigas dela desde o começo do intercâmbio dela aqui, e foram muito legais comigo também. Me diverti um montão.
O John também tinha chamado a gente pra ir à um pub que a cerveja estava na promoção hahahah eu estava morta, mas quis ir porque quinta ele já voltava pra Austrália, então queria ver ele antes. As meninas não foram porque tinham aula no outro dia bem cedinho, mas são tão queridas que foram a pé comigo até o lugar do pub (sendo que era só eu pedir carona pro Giacomo, que ia pra lá também). Cheguei no pub, que estava lotado, dei tchau pra elas e fui procurar os meninos. Cheguei até a pedir pra garçonete "moça, tem um menino loiro aqui que fala com um sotaque inglês?", mas ela não tinha visto hahaha. Depois de uns 10 minutos que eu tava lá eles chegaram, isso porque eu já tinha ido pra lá 30 min depois do combinado (serio, os meninos aqui são umas noivas, SEMPRE se atrasam). Ficamos conversando e comendo batata frita com ketchup por umas duas horas, depois eu e o Giacomo voltamos pra casa porque tínhamos aula cedo. O John ficou lá conversando com uns meninos que são amigos do Giacomo, mas que ele tinha acabado de conhecer hahaha. Fui pra casa super feliz, porque Pavia já ta sendo mais minha casa mesmo e eu to adorando essa sensação!
Quarta, 26/02:
Aula o dia todo, então nada de muito especial hahaha. A noite, despedida do John :( foi no Globe Lounge, um bar daqui que deveria pagar comissão pro john, porque ele sempre organiza festas lá haha. Achei muito bonitinho que o pessoal do bar fez uma decoração toda com as cores da bandeira da Austrália, inclusive com algumas bandeiras pelas paredes. Chegamos eu e a Emi, e lá encontramos com a Erika, a Laeti e as outras meninas. Depois de uns 20 minutos a Emília chegou, e dai entramos todas lá. Tinha muita gente mesmo lá dentro, e foi muito bom porque deu pra ver pessoas que eu não tinha visto fazia um tempo, porque estavam em provas.
Come back, John!!! |
Ficamos no pub por um bom tempo. Sentamos eu, a Emi e a Laeti, o que foi ótimo pra por as novidades em dia, e depois fomos na mesa com o pessoal de sempre. Depois de um tempo, o john chamou a gente pra ir ao Raise, que é um bar daqui que eu sinceramente não amo haha. Ele é bem pequeno, ta sempre lotado, então fica todo mundo na calçada do lado de fora. Eu não amo ficar apertada no meio de um monte de gente, e pra ajudar todo mundo nesse pais fuma. Como todos fumam, não pensam que tem gente que pode não gostar de ter fumaça jogada na cara por horas hahahaha. Eles fumam normalmente, com o cigarro na sua cara, e só percebem que você não gosta depois que você delicadamente faz uma cara de nojo e começa a espantar a fumaça com a mão hahaa. Agora eu já to acostumada até (e meus amigos tem mais noção que o resto do pessoal, então cuidam pra não fazer essa coisa mal educada de assoprar fumaça na cara dos outros), e juro que o cheiro do cigarro está até agradável pra mim hahahaha.
Enfim, fomos ao Raise, que estava mais legal porque fiquei o tempo todo com as meninas e com o John. Ficamos lá umas duas horas, e depois fui embora. Combinei de no outro dia de manha encontrar com o John e o outro Giacomo (tem dois, esse é o que eu menos falo) e ir pra Milão levar o John até o aeroporto.
Giacomos, eu e Emily no Raise |
Quinta, 27/03:
Eu coloquei uns mil alarmes, e ainda assim não acordei haha. Também, as horas de sono da semana toda até então eram 11! Acordei com uma mulher super mal educada socando a minha porta pra pegar meus lençóis e trocar por novos (porque eu tinha reclamado que eles deveriam trocar toda quarta e nunca tinham trocado, e eu que tinha pagado as últimas lavagens). Quando eu vi a hora, tive um mini ataque de coração haha. Liguei pro john e eles ainda estavam em Pavia, tomando café da manha num lugar que fica atrás do meu alojamento. Me arrumei em 10 minutos e corri pra lá, com a maior cara de sono da vida. Cheguei quando eles tavam saindo, e então fizemos o caminho.
Gente, qualquer um que já tenha viajado comigo sabe que é só eu entrar no ônibus/carro/trem/avião ou o que for que começo a dormir instantaneamente, e acordo só quando cheguei no destino, só depois de me chamarem várias vezes, mesmo que a viagem tenha tipo 12 horas. Depois de ter dormido no máximo quatro horas aquela noite, e a semana toda dormindo mal, pensem no esforço sobre humano que foi pra ficar acordada haha. Consegui, sabe deus como, e cheguei em Milão com mais sono ainda haha.
Eu e o Giacomo fomos com o John fazer o check in, e depois ficamos os 3 lá conversando. Comprei dois capuccinos pra ver se acordava, e fiquei lá com eles até a hora do embarque do John. Foi muito chato dar tchau pra ele, porque ele é de longe uma das pessoas mais legais daqui. Depois disso, fomos até o carro pra voltar pra Pavia. Chegando lá, uma multa no carro! Haha fiquei com dó do Giacomo, que estacionou num lugar que precisava de papelzinho tipo zona azul, mas gente, quem imagina que no aeroporto vai ter isso? Enfim, voltamos pra Pavia no maior silêncio do mundo, porque ele não fala inglês, meu italiano ainda não está bom e, somando-se a isso, eu estava com um sono descomunal, logo, com preguiça de pensar.
![]() |
Tchau, John )))): |
Quando chegamos em Pavia, eu fui à lavanderia e depois ao Duomo, encontrar com o pessoal da AIESEC. Foi muito legal, conheci umas meninas egípcias que foram super fofas e estavam muito curiosas pra saber como eram as nossas missas hahahaha ficamos lá um bom tempo, eu revi a Giulia e o Antônio, o que foi muito bom porque eles são uns fofos, e é sempre bom ficar conversando sobre as diferenças das nossas aiesecs haha
O Duomo, que me impressiona cada vez que eu olho pra ele. |
Tive aula as 18 de novo, que foi um tédio de novo, e depois eu fui pra casa.
Sexta, 28/03:
Dia sem aulasssss UHUL! Hahahahaha acordei tarde, organizei a vida, os estudos etc, fui atrás do pessoal do escritório de RI pra resolver OUTRO problema (juro que a Unipv e a UEM competem fortemente em quem tem mais burocracia. Mas a UEM é mais organizada, fato). No final da tarde, começou a chover muito e eu estava sem guarda chuvas porque tinha esquecido na Imobiliaria outro dia quando fui assinar o contrato do apto novo.
Voltei pra casa, e a noite a Emilia me chamou pra jantar na casa dela. No caminho, começou a tempestade Hahahahha cheguei na Emi, depois de me perder (não sei como, porque já fui lá milhões de vezes, mas consegui virar na direção oposta numa rua, toquei o interfone do prédio errado e ainda fiquei tocando num apartamento desconhecido por umas 10 vezes até ver que não era o prédio da Emi), e estava encharcada, maquiagem escorrendo, cabelo zoado, a imagem da beleza.
Quando eu cheguei, a Erika tava lá também. Como todas somos super saudáveis, resolvemos que eu faria brigadeiro de janta haha. A Emi arrumou uma mesa super bonita, com biscoitos, torradas, chás, milhões de geléias e coisas do tipo haha. A Erika nunca tinha comido brigadeiro, então era uma ocasião especial haha.
Gente, quando eu fui fazer eu consegui queimar o negócio. Não sei como, mas não fez sentido nenhum, porque começou a queimar depois de dois minutos, no maaaximo. Fiquei super triste porque brigadeiro é a única coisa que eu sei fazer e eu queimei hahaha. Enfim, eu tirei a parte queimada e dei o resto pra elas, e elas estranhamente amaram. Não faz sentido nenhum, porque eu fiz com um achocolatado que não era nescau, e tava com um gosto diferente do brigadeiro normal, mas elas amaram (provavelmente porque nunca provaram do bom hahahaha queria trazer uma caixinha de dona marocas pra cá haha).
Enfim, depois de comermos um monte, o Giacomo ligou porque nós tínhamos combinado de ir à um pub. Acontece que quando ele chegou, a gente estava começando a arrumar a bagunça hahaha falamos pra ele ir na Emi e ficamos conversando lá um bom tempo, depois fomos a um pub novo, que fica do lado do Raise e é beeeem agradável, com música boa e espaçoso. Ficamos conversando lá até o pub fechar, e depois voltamos pras nossas casas.
Sabado, 29/03:
Acordei bem tarde, tava com uma chuva muito boa pra ficar na cama haha. Eu tinha combinado com as meninas de ir a um desfile de carnaval que teria no centro, mas a Emília falou que, por conta da chuva, o desfile não iria acontecer... Fiquei em casa por um bom tempo até conseguir falar com a Emily, que me falou que ia acontecer sim e ela já tava lá hahahaa.
Eu me arrumei, me preparei psicologicamente pra sair na chuva e fui encontrar com elas. Quando eu cheguei, o carnaval já estava acabando hahaha. Mas pelo pouco que eu vi, tinha vários shows, de música e coisas artísticas (inclusive um grupo com instrumentos da bateria que me lembrou muito a galo terror amada), muito confete no chão e crianças fantasiadas haha. Procurei a Emi por lá mas não encontrei, então resolvi ir à uma livraria porque estava com dor de cabeça haha. Fiquei lá olhando os milhões de livros até a Emi me ligar e falar que estava num café com as intercambistas da aiesec.
Fui encontrar com elas, e gente que café mais fofo! O lugar era lindo, mas não tirei fotos, infelizmente :( o café foi muito legal mesmo, as meninas foram fofas como sempre é eu realmente adorei. Conheci a Shadin, que é do Sudão e mora no Egito, e ela contou pra gente como são os conflitos no pais dela e tudo o mais. Ah, ela falou que mora no Egito porque lá é mais seguro (tão vendo, mãe e pai? Da tranquilamente pra ir lá). Serio, cada vez que eu saio com essas meninas eu aprendo um pouco mais, e é muito bom ganhar todas essas aulas de geopolitica e história de um jeito super bom e de brinde uma amizade muito legal.
Saímos do café e depois fomos pra um bar comer aperitivo enquanto esperávamos o resto dos amigos pra irmos a um outro bar. Gente, eu acho impressionante como mesmo com tantas diferenças culturais a gente se da tão bem! As egípcias tem uma paciência muito grande pras minhas perguntas leigas sobre o islamismo, e todas elas falam dos países delas com um amor tão grande que da vontade de conhecer cada um deles. Inclusive a Nour, uma das egípcias, me chamou para ir lá na páscoa. Ir ao Egito é meu sonho desde que tinha uns 10 anos e comecei a estudar o Egito antigo. Eu fiquei muito empolgada com o convite, mas meus pais, lógico, já cortaram as minhas asas e não deixaram. Enfim, passamos uma noite muito legal, as meninas são queridas demais e vou sentir muito a falta delas quando elas voltarem pros seus países de origem.
Amigas AIESECers e olheira e camisa amassada são consequência de combinação estudos + vida social ahha |
Depois disso, eu, a Emi, a Alifa (Indonesia) e a Giulia fomos ao outro pub encontrar o pessoal, enquanto as outras meninas voltaram pra casa. No pub foi muito divertido também, foi bom rever todos os amigos, que eu não tinha visto desde Paris.
Nenhum comentário:
Postar um comentário